Vacinação 2021 contra febre aftosa e brucelose
A prefeitura de Jarinu, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, ressalta a importância da vacinação dos bovinos e bubalinos contra febre aftosa e brucelose.
A Febre Aftosa é uma doença causada por um vírus altamente contagioso, com impacto econômico significativo, acometendo principalmente os animais de produção como bovinos, suínos, caprinos, ovinos e outros animais, em especial os de cascos bipartidos (cascos fendidos). A doença é raramente fatal em animais adultos, mas pode causar mortalidade entre os animais jovens.
A Brucelose bovina é uma doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros e gera grandes impactos na produção de leite, visto que causa problemas reprodutivos, sendo responsável por 20 a 25% de perdas na produção de leite.
Confira as datas e informações referentes a cada vacina:
Febre Aftosa
01/05 a 31/05 - de todas as idades
01/11 a 30/11 - com até 24 meses
Brucelose
Todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 3 a 8 meses devem ser vacinadas. Essa vacinação é administrada em uma única dose nas fêmeas dentro desta faixa etária e não precisa ser repetida no decorrer da vida útil do animal. Os machos não precisam ser vacinados.
A vacinação deve ser feita por um profissional médico veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação e cuidados de manipulação, fornece o atestado de vacinação ao produtor para que o produtor realize a declaração no Gedave, de todas as bezerras vacinadas.
Para a declaração no Gedave, o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, das 8h às 12h ou das 13h às 17h, na Rua Contarini, 283 - Nova Trieste.