Casarão de José Ignácio

Fechado para projeto de restauro

Tombado como patrimônio histórico, destacou-se por ser a residência de José Ignácio, político local que contribuiu para a emancipação da localidade como município paulista no início do século XX.


Localização: Rua Coronel José Ignácio, nº 83 - Centro.

Horário de visitação: fechado para projeto executivo de restauro

História: O Casarão de José Ignácio representa a ocupação de um setor do território paulista que, por séculos, permaneceu rural e de passagem de tropas, cujos vértices eram os importantes núcleos de Campinas, Jundiaí, Atibaia e Bragança.

Jarinu, antigo distrito “Campo Largo de Atibaia”, formou-se como núcleo urbano periférico, a partir da doação de terras por Lourenço Franco da Rocha, político de influência eminentemente regional cuja residência foi erguida defronte à capela no início do século XIX.

Posteriormente, o Casarão passou a pertencer a José Ignácio, político local que contribuiu para a emancipação da localidade como município paulista no início do século XX, tornando o edifício um suporte material para a memória coletiva.

O imóvel apresenta linguagem típica de moradas residenciais paulistas do interior no período da Colônia e transição para o Império, com partido comparativamente modesto às grandes residências urbanas e rurais.

Trata-se de um documento edificado com relevante potencial instrutivo, pois reúne, sob um mesmo arcabouço, as principais técnicas construtivas típicas da arquitetura caipira paulista – a taipa de pilão, a taipa de mão e a alvenaria de tijolos de barro.

As singelas transformações ocorridas no edifício ao longo do tempo aludem a mudanças pelas quais passou a sociedade paulista no período, desde a organização da propriedade em relação ao espaço urbano até o agenciamento externo e interno do imóvel como moradia e, também, comércio.

O Casarão de José Ignácio foi tombado como patrimônio histórico por Resolução SC-59, de 19 de dezembro de 2017 publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 21 de dezembro de 2017.

 

 

 

 

 

Uma plataforma para você gerenciar o site da sua prefeitura.