Procon Jarinu orienta sobre a Black Friday

Procon Jarinu orienta sobre a Black Friday

O Procon de Jarinu, órgão vinculado a Fundação ProconSP, ressalta que a Black Friday pode ser uma oportunidade para o consumidor economizar, mas é importante tomar alguns cuidados e, o principal, avaliar se a compra não irá comprometer seu orçamento.

A data oficial do evento com descontos e ofertas é 25 de novembro. O Procon de Jarinu traz algumas recomendações para que o consumidor tenha alguns cuidados ao aproveitar as promoções.

Antes de comprar

É fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, não irá comprometer seu orçamento.

Recomenda-se que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que pretende comprar e avalie se o preço anunciado – incluindo frete e juros, em caso de parcelamento – vale mesmo a pena.

Ao comprar pela internet, o consumidor deve estar alerta para a existência de sites e perfis de redes sociais falsos ou aqueles que oferecem ofertas enganosas. Os dados do fornecedor devem ser checados antes de qualquer compra ou contratação – observar se a empresa tem endereço físico, consultar o CNPJ no site da Receita Federal e verificar se foi criada há poucos dias são medidas importantes.

O Procon-SP mantém uma lista com lojas que não são consideradas confiáveis para comprar pela Internet, batizada de “Evite esses Sites", disponível link-externo clicando aqui.

Além do site do Procon- SP, outros sites também podem ser consultados antes da realização de uma compra online na Black Friday 2022, como o Reclame aqui e o Consumidor.gov.br. Essas plataformas reúnem reclamações de consumidores de todo o pais, revelando se as lojas cumprem o prometido ou não.

O consumidor deve estar atento à forma como procura o fornecedor, não deve clicar em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens. Acesse sempre as páginas oficiais e busque por lojas confiáveis.

Pagamento

Ao fazer o pagamento de uma compra por meio do boleto bancário, o consumidor deve conferir todos os dados antes de finalizar o pagamento – como o nome da empresa, data, CNPJ etc. Ao pagar via Pix, o destinatário do pagamento também deve ser conferido atentamente.

Prazo de arrependimento

É direito previsto pelo Código de Defesa do Consumidor a devolução do item adquirido no prazo de sete dias da compra ou da entrega; nesse caso, o consumidor não deve ser cobrado por nenhum valor e, de preferência, deve registrar o pedido de cancelamento por escrito.

Problemas com a compra

O consumidor, que após a compra tiver problema com não entrega ou atraso, deve entrar em contato com a empresa e registrar sua demanda. 

Caso precise de orientações, acione o Procon Jarinu no (11) 4887-1392 ou via [email protected].

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